QUEM SOMOS NÓS

QUEM SOMOS “NÓS

A nossa Organização Social Civil (OSC) está devidamente registrada nos órgãos competentes, está aberta a todos que queiram ajudar, é denominada "Associação Amor e Vida”, além de ser totalmente filantrópica. Seu nome remete a beleza divina da pureza das crianças, assim a nossa ONG vai sendo construída ao longo dos anos, onde várias pessoas depreendidas e anônimas dedicam muito "Amor e Vida aos anjos do nosso Pai Eterno".

Localizada no município de Cariacica - ES, Brasil, a associação nasceu antes de 1995, mas só foi registrada nesta data, a partir de um sonho de pessoas voluntárias sensibilizadas com a situação de vulnerabilidade sócio econômica das famílias e seus filhos. Na época haviam muitas crianças fora da escola, pedindo nas ruas e nas portas dos supermercados, excluídas e marginalizadas pela sociedade e pelo poder público.

A nossa Associação é viva e dinâmica em seu cotidiano, sempre buscando, através de seu corpo  técnico, desenvolver ações socioeducativas que contribuam para a qualidade de vida das crianças, adolescentes e seus grupos familiares. A elas são oferecidas oficinas e refeições no contra turno escolar, sempre focando a assistência no âmbito da política do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares (SCFV), visando prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, como delinquência, drogas, violência e trabalho infantil.

Durante esses anos a Associação nunca fechou as portas, sempre trabalhou com afinco e procurou o melhor. Ao longo do tempo recebemos visitas de egressos que, hoje adultos casados e com filhos,  retornam para lembrar e agradecer por terem passado pela instituição. Afirmam que aconteceram melhorias nas suas vidas, tais como na autoestima e no sentimento de pertencer á sociedade.

Atualmente a nossa Associação mantém duas sedes próprias, a denominada Unidade I - Casa Jesus Menino no bairro de Jardim América e a Unidade II - Centro Ambiental São João Batista, uma grande chácara, no bairro São João Batista.

A nossa Instituição é administrada por um grupo de diretores voluntários e sua manutenção se dá com apoio de parcerias, doações, projetos e editais, ela conta com a iniciativa privada, municipal, estadual e federal, como também com doações de alimentos.

Além das oficinas, rodas de conversa, visitas ao parque Botânico da Vale, e festas, as nossas crianças são agraciadas diariamente com ajuda de voluntários da comunidade e por intercambistas (via intercambio internacional firmado entre UFES/AIESEC), jovens abnegados de outros países que trazem um grande e amoroso coração. Interagindo diretamente com as crianças, mostram os diferentes costumes e línguas, que, como consequência, os educa para o mundo.

O QUE QUEREMOS SER

A Associação Amor e Vida deseja continuar respeitada, amada, transparente e movida por todos, em prol da causa das crianças e adolescentes, almejando um futuro promissor a todas elas.

Queremos e almejamos autonomia financeira, em todos os âmbitos, principalmente o que tange ao quadro pessoal, para que seja permanente e bem pago. Atualmente os funcionários são temporários, devido ser contratados por projeto, e essa transitoriedade vem causando descontinuidade e perda de qualidade dos serviços.

O QUE NÓS FAZEMOS

Além das oficinas de brincadeiras, esportes, música, dança, artes, leitura, meio ambiente, etc., planejamos eventos maiores com apoio de vários grupos (Supervoluntários, funcionários da Águia Branca, da Vale, de Contadores, do grupo católico, evangélico, das mulheres da Capoterapia, da comunidade local e do comércio). Alguns eventos:

- "Dia das crianças" (um dia inteiro de celebração, muita brincadeira e jogos);

- Excursões para fazendas, playgrounds, museus, teatros, Jardim Botânico, etc.;

- Celebrações de Natal e Páscoa;

- Aniversários;

- Ação Global dos Supervoluntários (com dentistas, psicólogos, advogados, etc, e muitos presentes);

- Aldeia Global - AIESEC - (Voluntários de todo o mundo ensinam a comunidade sobre seus países de origem);

- Reuniões com as famílias e brechó;

- Semanalmente buscamos alimentos no CEASA com apoio da Mesa Brasil;

E em parceria com as famílias e as crianças desenvolvemos ações ambientais, com recolhimento de óleo usado, garrafa pet, e sacolas plásticas. Onde as garrafas plásticas são transformadas em vassouras, o óleo usado trocado por produtos de limpeza e as sacolas reutilizadas.

nossos parceiros